English French German


Home » , » Oliveirense vence derby com Ovarense (72-70)

Oliveirense vence derby com Ovarense (72-70)

Jogo discutido até ao último segundo

Foto: José Paulo Silva
Com muita emoção à mistura, própria de um derby, a Oliveirense alcançou a sua primeira vitória, perante o seu público, frente à eterna rival AD Ovarense por 72-70. Nos minutos finais, a equipa de Oliveira de Azeméis parecia ter o jogo controlado, ainda que por curtas vantagens pontuais, mas um triplo de José Barbosa, trouxe de novo a incerteza ao resultado, vendo-se obrigada a sofrer até ao último segundo para saborear uma preciosa vitória.

Este provavelmente seria um dos cenários mais perfeitos para a Oliveirense regressar em casa aos jogos da Liga, com uma recepção à Ovarense. O jogo não defraudou as expectativas, pelo equilíbrio e final entusiasmante que teve.

Nos primeiros 10 minutos as duas equipas estiveram muito iguais, um pouco melhor a Ovarense (20-18), situação que se alteraria até ao intervalo. No segundo quarto, a equipa liderada pelo técnico Rui Alves chegou a estar a vencer perto da dezena de pontos (41-32), mas nos instantes finais da 1ª parte, pela conquista de várias idas para a linha de lance-livre, a Ovarense amenizou a diferença pontual (41-36).

O começo da etapa complementar foi uma réplica do quarto anterior, com a Oliveirense sempre no comando do marcador, mas incapaz de passar a barreira psicológica dos 10 pontos de vantagem, muito por culpa da serenidade e disciplina que caracteriza a equipa de Ovar. No entanto, no final do 3º período a Oliveirense continuava no comando do marcador, somando mais um ponto à vantagem que tinha ao intervalo (60-54).

No derradeiro quarto, a Oliveirense suportou bem o facto de ter o adversário sempre por perto no marcador, mantendo-se sempre em vantagem até 3 minutos do final, altura em que se registou um empate a 65 pontos. Percebia-se que era o momento do jogo, pelo que os 4 pontos consecutivos por parte da equipa da casa foram fundamentais para voltar a estabilizar a Oliveirense (69-65).

A 32 segundos do final o conjunto de Oliveira de Azeméis vencia por cinco pontos de diferença (72-67), mas José Barbosa com um triplo, trazia à memória o final memorável da Ovarense na ronda anterior. O mesmo atleta, após um turnover de um atleta da Oliveirense, ainda dispôs de um lançamento triplo para vencer o jogo, mas a bola não entrou, pelo que os adeptos da Oliveirense puderam respirar de alivio e celebrar uma vitória sempre especial.

O norte-americano Aaron Fuller (19 pontos, 14 ressaltos e 4 assistências), novamente MVP do jogo com 36 de valorização, para além de mais uma boa exibição, foi determinante nos momentos decisivos, assim como João Soares, melhor marcador com 22 pontos, a que somou 10 ressaltos.

A equipa de Ovar não esteve particularmente feliz nos lançamentos de longa distância e perdeu a luta das tabelas. Embora tenha conseguido muitos mais lances-livres, desperdiçou 10 pontos por falta de eficácia (18/28 – 64%), aspeto que num jogo equilibrado… A Ovarense teve quatro jogadores a terminar o jogo com 10 ou mais pontos, sendo que o melhor foi Miguel Miranda que ficou muito perto do duplo-duplo (12 pontos e 9 ressaltos). Logo seguido de Fernando Neves com 11 pontos, que ainda conquistou 7 ressaltos.

Fonte: fpb.pt

1 comentários: