English French German


História do Futebol Oliveirense


A União Desportiva Oliveirense, fundada em 25 de Outubro de 1922, é o clube mais representativo do concelho de Oliveira de Azeméis e um dos "grandes" do distrito de Aveiro. Antes de 1922 terão existido outros clubes que passaram por diversas transformações. O primeiro terá sido o Sport Clube Oliveirense, que começou a jogar provas distritais, ainda que não devidamente oficializado. Quirino jogava na equipa ajudado por José Moía e o cunhado Cândido, que facilitavam os transportes. Um dia resolveram pedir ajuda financeira ao menos para a comida, mas não foram atendidos.
Convocaram então uma assembleia-geral numa casa junta à actual MOVARTE (estabelecimento de móveis) e aí resolveram fundar um novo clube. Estes dissidentes saíram a gritar: “a casa é vossa, mas a rua é nossa. Viva a União Desportiva Oliveirense!” Os dissidentes erguiam então em 25 de Outubro de 1922, a grande rivalidade com o Sport Clube Oliveirense, que ficou enfraquecido até à morte, porque viu sair as principais vedetas. Este Quirino foi jogador de raro talento. A ele juntou outro, Carnaval – Lourenço Praça de seu nome próprio – o único sobrevivente, em 1976, de quanto iniciaram em 1922 a União Desportiva Oliveirense no velho Campo da Laje.
Na época 2007/2008 a Oliveirense cumpriu toda a primeira fase sem derrotas sendo a unica equipa dos campeonatos nacionais com esse feito. Na segunda fase, continuou com a mesma invencibilidade que so viria a ser quebrada apos ter conseguido assegurar a primeira posição. No play-off de acesso, demonstrou ser uma equipa muito superior ao Ribeirão, nada justificado pelo resultado agregado de 3-2, sendo em ambos os jogos muito penalizada pelas arbitragens. No entanto a qualidade em bola corrida da União Desportiva Oliveirense valeu-lhe a vitoria e a promoção a Liga de Honra, 7 anos depois da ultima participação naquele escalão.

2 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  2. E viva a Oliveirense.
    Sou um dos netos do Lourenço Praça e pai de um bisneto (claro) também nascido a 25 de Outubro (de 1987).

    Alberto Praça

    ResponderEliminar