Imagem: Manuel Azevedo |
As duas equipas mais fortes ao longo da época, Maia e Oliveirense, irão agora disputar o titulo de campeão da Proliga, garantidas que estão já as subidas de divisão. Ambas as equipas tiveram que disputar 4 jogos nas meias finais para vencer afastar Illiabum e Eléctrico.
Em ìlhavo, o Maia acabou mais forte nos últimos minutos, apesar da boa réplica deixada pelo Illiabum e garantiu a vitória por 72-77. Um jogo disputado com grande intensidade, sempre muito equilibrado, com vantagens curtas de 4/5 pontos durante a primeira, acabou decidido pelo inevitável Nuno Marçal (28 pontos e 22 ressaltos), que aos 37 anos continua numa forma impressionante. Ao intervalo o marcador registava um empate a 33 pontos. No reatamento, o Illiabum entrou melhor mas era o Maia que ganhava uma vantagem de 8 pontos a meio do período. Seguiu-se a natural reação do Illiabum que reduziu para apenas 4 pontos (50-54) no final do 3º período. O Illiabum continuava por cima e chegou mesmo à liderança com um cesto de Henrique Sicó (57-55). O jogo entrava numa toada de parada e resposta até que 6 pontos consecutivos de Nuno Marçal colocava o Maia na frente 61-66. Miguel Queiroz ainda aproximou o Illiabum (65-68) mas novamente Nuno Marçal a pegar na equipa e a colocar 11 pontos de vantagem no marcador (66-77) com 28s para jogar, e o jogo ficava praticamente sentenciado. As duas equipas aproveitaram e rodaram todos os jogadores para os últimos segundo. Dois triplos de Eugénio Silva, penalizado muito cedo com 3 faltas ainda no 1º período, ajudaram ao Illiabum a reduzir a diferença para o 72-77 finais.
Nuno Marçal foi o melhor em campo com 28 pontos e 22 ressaltos bem secundado por Pedro Catarino 16 pontos. Pelo Illiabum, Miguel Queiroz com 21 pontos foi o melhor marcador, num encontro em que João Figueiredo também esteve em grande plano com 12 pontos e 8 assistências, comandando a sua equipa e lutando até ao último folêgo pela vitória.
Enquanto isso em Ponte de Sôr, a Oliveirense garantia a presença na final e correspondente subida à Liga Portuguesa de Basquetebol, ao vencer no 4º jogo o Eléctrico por 45-57. Depois de uma primeira parte equilibrada (22-24 ao intervalo), a equipa do Eléctrico conseguia uma vantagem de 4 pontos no final à entrada do último período. Mas dez minutos avassaladores da Oliveirense foi o suficiente para acabar com o sonho da equipa da casa. Um parcial de 4-20 virou o marcador a favor da Oliveirense, que assim pode festejar a tão desejada subida de divisão.
Aylton Medeiros (14 pontos) e João Reveles (16 pontos) foram os homens do jogo.
Maia e Oliveirense iniciam a disputa do título da Proliga no próximo sábado, com o 1º jogo marcado para as 21h30 no Municipal do Formigueiro - Maia.
Fonte: ressalto.net
0 comentários:
Enviar um comentário