English French German


Home » , » Basquetebol: Camisola ''9'' fica para a história!

Basquetebol: Camisola ''9'' fica para a história!

Por respeito, orgulho e gratidão pelo atleta Nuno Freitas, a camisola "9" não será utilizada por mais nenhum atleta sénior no Basquetebol da União!

Foto: Kim Ramalho
Nuno Ricardo da Costa Freitas, nasceu a 22 de Agosto de 1981 em Oliveira de Azeméis, tendo começado a praticar basquetebol na UD Oliveirense em 1991, então com 10 anos.

Pela União se manteve por 9 épocas consecutivas, tendo inclusive pertencido ao plantel sénior na época 1999/2000, na já extinta LPB.

No mesmo ano entra na Universidade Portucalense, e vê-se assim obrigado a deixar o "seu" clube de sempre, mas não a modalidade, pois ingressa no bem conhecido Sporting Clube Vasco da Gama, tendo aí competido por 5 épocas.

Depois de se ter formado em Economia e de deixar de jogar durante dois anos, eis que Nuno Freitas regressa a Oliveira de Azeméis e se depara com uma realidade bem diferente daquela que tinha vivido!

A União tinha extinto a equipa senior na época 2006/2007, mas na época seguinte a direcção decide avançar novamente com a equipa sénior, tendo convidado para o efeito alguns atletas formados no clube.

É aqui que aparece novamente o capitão, e de forma voluntária é um dos principais impulsionadores ao incentivar os colegas a regressar!
Competiu na CNB2 nas épocas 2007/08 e 2008/09.

Em Julho de 2009, uma nova direcção toma conta do clube e Hélder Albergaria ao assumir a secção de basquetebol, apresenta um projecto a 4 anos ao capitão, projecto esse que passaria por colocar novamente a União na LPB, mas com planteis formados por base em atletas formados no clube.

O percurso destes 4 anos já todos sabemos, 3 subidas de divisão, 3 campeonatos nacionais, 1 troféu António Pratas e o tão desejado regresso à LPB.

Depois de ter conquistado o Campeonato Nacional da Proliga, a jogar com os seus amigos de sempre, no seu pavilhão e perante o seu público... não tinha duvidas... "Chegou a minha hora, foi com este final que sempre sonhei"!

Obrigado Capitão!

Fonte: udoliveirense.pt

0 comentários:

Enviar um comentário